Importância da Ergonomia no Ambiente de Trabalho

Em um ambiente de trabalho é preciso ter tudo que é necessário para que um profissional consiga exercer as suas atividades com praticidade e conforto, por isso uma das coisas que merecem mais atenção é a ergonomia.

Antes de falarmos mais sobre o como a postura impacta diretamente em nossa saúde no local de trabalho, vamos entender melhor o conceito de ergonomia. Ok?

O que é ergonomia?

A palavra ergonomia é originária de duas palavras gregas: ergon, que significa trabalho e nomos, que quer dizer leis. Nos dias atuais, ergonomia é utilizada para descrever uma ciência que tem como função criar tarefas que se adaptem ao trabalhador e não forçar o trabalhador a se adaptar às tarefas.

A ergonomia também é chamada de Engenharia dos Fatores Humanos, a principal preocupação é com os profissionais que trabalham com computadores. Quanto mais evolui o uso de computadores nas empresas, mas se torna essencial a aplicação da ergonomia.

A importância da ergonomia no ambiente de trabalho

A ergonomia é também um estudo científico da relação entre o homem e os ambientes de trabalho. Os principais objetivos da ergonomia no ambiente de trabalho são: proporcionar o conforto ao trabalhador e proporcionar a prevenção de acidentes e evitar o surgimento de patologias específicas para determinado tipo de trabalho.

A ergonomia estuda medidas de conforto, com o intuito de produzir um rendimento melhor no trabalho, prevenir acidentes e doenças e proporcionar satisfação ao trabalhador.

A ergonomia trabalha para melhorar as condições gerais de trabalho, como: ruídos, iluminação e a temperatura, que são conhecidos como agentes causadores de males na área da saúde mental e física, além do estudo, dessas coisas, a ergonomia busca caminhos para corrigir os problemas.

O principal objetivo é aumentar a eficiência humana, por meio de dados que permitam que se transformem em decisões lógicas e eficazes.

A ergonomia remove aspectos do trabalho, que a longo prazo, possam causar ineficiências no trabalho com o surgimento dos mais diferentes tipos de incapacidades físicas.

A falta da ergonomia no ambiente de trabalho

A falta da ergonomia em um ambiente de trabalho é um dos maiores causadores da baixa produtividade, devido ao desconforto em que o funcionário trabalha.

Com a ergonomia, a empresa possibilita que o empregado posicione o corpo de forma adequada em frente ao seu equipamento de trabalho e melhora a iluminação, evitando problemas de visão no futuro. Os ruídos e as mudanças de temperatura são outros problemas que podem ser resolvidos com a aplicação da ergonomia.

Prevenção de acidentes e doenças com a ergonomia

Para prevenir acidentes e doenças no ambiente de trabalho com a ergonomia, a dica é investir em uma empresa confortável com móveis ergonômicos como mesas na altura ideal para cada profissional, cadeiras confortáveis com encosto reto, computadores e máquinas adequadas para o trabalho.

A postura do profissional também é muito importante para a saúde e bem-estar, por isso as empresas devem fazer treinamentos para que seus empregados aprendam a se sentar da maneira correta para evitar problemas com a coluna e com as pernas.

Muitas empresas hoje, já investem em palestras de ergonomia para seus funcionários, pois esta é uma forma de os colaboradores também entenderem como devem utilizar os equipamentos fornecidos pela empresa para preservar a postura durante o expediente.

Embora os móveis ergonômicos tenham um custo elevado, é um investimento certeiro a longo prazo, pois evitarão que muitas pessoas sofram acidentes de trabalho, e principalmente diminuirá a ocorrência de doenças ocupacionais na empresa.

Portanto, a ergonomia é essencial em todo tipo de ambiente de trabalho, porque ela oferece conforto e praticidade no exercício das atividades trabalhistas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *